O perfil dos brasileiros interessados em eletrônicos e eletrodomésticos

postado em: Marketing Digital | 3
Não é novidade que há muitos brasileiros interessados em eletrônicos e eletrodomésticos. Não à toa, durante a Black Friday – uma época propícia para os consumidores realizarem alguns desejos de consumos – essa é a categoria de produtos mais buscada pelos brasileiros. No ano passado, uma pesquisa feita pela Proxy Media revelou que praticamente metade dos respondentes estava interessada em aproveitar a data para comprar eletrônicos e eletrodomésticos.

A Navegg conhece mais de 400 milhões de internautas no mundo todo. Esse conhecimento permite traçar o perfil de comportamento de alguns grupos e usar esta informação para gerar insights e tomar decisões. Além disso, os dados ficam disponíveis para diversos tipos de ações de marketing: mídia programática, personalização de sites/ vitrines/ campanhas, lookalike, retargeting e muito mais.

A Navegg observou toda a sua base de conhecimento sobre o internauta, filtrou apenas aquilo que dizia respeito aos brasileiros interessados em eletrônicos e eletrodomésticos e reuniu toda essa informação no infográfico abaixo.

Na esfera sociodemográfica observamos que a maioria dos brasileiros interessados em eletrônicos e eletrodomésticos é mulher (73%), casada (78%), com idade entre 35 a 59 anos (42%), da classe Alta (62%) e graduada (52%).

Dentro desse tema, os três produtos pelos quais os brasileiros mais buscam são artigos de lavanderia, televisão e fogões. Já as marcas preferidas são Brastemp, Panasonic e Tramontina. Para realizar tais buscas, utilizam smartphones (57%).

No tema casa e construção se interessam por Apple, Computadores e Gadgets. Fora dele, se interessam por Móveis e Decoração, Animais de estimação e Artesanato.

Além disso, a maioria deles pertence ao cluster Seguidores (25%) do Navegg EveryOne. Ou seja, valorizam a exclusividade e tendem a pagar mais por isso, mas são os que mais analisam as variáveis que definem o custo-benefício daquilo que desejam adquirir.

Quando o assunto é comportamento de consumo dentro da indústria de Eletrônicos e Eletrodomésticos, a maioria deles se encaixa no perfil Open House (38%) do Navegg Buyer – composto por pessoas que estão numa fase que exije a aquisição de diversos produtos simultaneamente e, por isso, optam por combos ou artigos econômicos -, seguido do perfil Liquidação (37%) – pessoas que, muitas vezes, compram mesmo sem precisar do item, pois levam em consideração a oportunidade – e do perfil Top de Linha (25%) – representado pelas pessoas que optam pela inovação, mesmo que o único diferencial seja o design.

Confira o infográfico completo abaixo e saiba mais sobre o perfil dos brasileiros interessados em eletrônicos e eletrodomésticos.

Fonte: ecommercenews.com.br

3 Respostas

  1. Victor Martins
    | Responder

    Olá Jason, tudo bem? Minha namorada curte muito o Black Friday porém eu vivo dizendo que aqui no Brasil muitas empresas fazem sacanagem com os consumidores e amam taxar os produtos algumas semanas antes só para depois abaixar, dizendo ser “super promoção” e acaba que muitas pessoas vão lá e compram. Porém eu gostaria de perguntar se a minha opinião é chatice ou tem muitas lojas mesmo que fazem isso? Um abraço, aguardo retorno!

    • Jason
      | Responder

      Oi Victor, sim, infelizmente existe esta prática no Brasil.
      Mas o Procon está ciente desta situação e está fiscalizando, buscando o histórico de preços das principais lojas, para que evite os preços abusivos nos dias que antecede, e na véspera, o preço volte para o que era praticado algumas semanas atrás da Brack Friday.
      Sugiro que denuncie o comercio ao perceber esta prática.

  2. Antunes
    | Responder

    O e-commerce ja entendeu essa procura. como mostra a pesquisa acima, uma tendencia de adaptação domestica (eletrodomesticos) o poder de compra numa era tecnologica, buscando pela a facilidade da rotina domestica, pois o publico maior em poder de compra se trata de mulheres e com um perfil economicamente ativas, com o tempo curto, atualizando suas vidas a facilidade do mundo tec.

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