12 dicas para ajudar a planejar sua loja online

postado em: Marketing Digital | 5
Você decidiu abrir uma loja online. Provavelmente está empolgado e cheio de ideias, mas também um pouco intimidado. Se está for sua primeira experiência com e-commerce, você não quer perder seu valioso tempo e dinheiro em ferramentas e tarefas que não irão fazer a sua loja funcionar da forma mais rápida, eficiente e econômica possível.

Então, vamos pelo começo e apresentar um plano antes de abrir uma loja online. De acordo com artigo de Judith Kallos, coach de negócios e consultora de WordPress, existem algumas questões básicas a serem consideradas antes de começar a colocar a mão na massa.

Seja adicionar o e-commerce a um site existente (como vender no WordPress com o WooCommerce) ou configurar uma nova loja online do zero, um pouco de planejamento prévio poderá fazer uma grande diferença para o sucesso de sua nova empresa.

  1. Certifique-se de que seu produto ou serviço faz parte de um nicho.

As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões, em que o proprietário da loja eletrônica viu uma oportunidade porque ninguém mais estava presente nesse nicho específico. Ou melhor ainda, eles sabiam, de fato, que, com muito trabalho e dedicação, poderiam fazê-lo melhor!

Não subestime o poder do nicho.

  1. Pesquise sua concorrência.

Antes de abrir uma loja online, é melhor investigar a concorrência. Faça uma busca pela Internet inserindo duas ou três palavras-chave ou frases que seus clientes-alvo provavelmente usarão para encontrar os tipos de produtos ou serviços que você pretende vender online. Em seguida, note as centenas de milhares (ou milhões) de páginas já online fazendo o mesmo.

Se os números são esmagadores, você precisará se tornar ainda mais de nicho ou planejar ser um comerciante competitivo e agressivo – o que custará tanto em dinheiro quanto em tempo.

Veja o que seus concorrentes já estão fazendo com sucesso (note se há uma abertura para fazer algo melhor) e como você pode integrar esses conceitos de uma maneira única ou diferente.

  1. Crie seu perfil de precificação.

Você pode ser competitivo e ainda obter lucro depois de levar tudo em consideração? Certifique-se de incluir todos os seus custos para obter uma resposta: Certificado SSL, hospedagem, plataforma, domínio, e-mail, temas, plugins, extensões, complementos de módulos, taxas mensais, gateways de pagamento, taxas de processamento de cartão de crédito, publicidade, inventário, material de embalagem, etc.

  1. Desenhe seu programa de envio.

O processo de envio e entrega dos produtos pode ajudar a criar ou a quebrar uma loja de comércio eletrônico. Ao se preparar para abrir uma loja online, pergunte a si mesmo:

  • Quais opções de transportadora você vai oferecer?
  • O produto será enviado de acordo com o peso e a localização ou você irá trabalhar com taxa fixa?
  • A sua fórmula de envio é baseada no tipo de produto?
  • E quanto a uma taxa de manuseio?
  • Você estará enviando globalmente?
  • Em caso afirmativo, quais procedimentos e políticas alfandegárias você precisa considerar?

O envio não deve ser um centro de lucro e precisa ser razoável. A percepção de tarifas de transporte excessivamente elevadas é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos de compras.

Existem ferramentas de e-commerce no mercado que possuem opções de métodos de envio embutidos, ou permitem que você adicione rapidamente suas preferências – desde o transporte gratuito até a transportadora em tempo real e calculado.

  1. Defina sua política de devolução.

Isso precisa ser claro, detalhado e prático, de modo que, se você tiver experiência de retorno, seus clientes podem facilmente encontrar o que precisam e saber quais são os critérios para que um retorno seja aceito.

  1. Crie sua política de privacidade.

Você deve ter uma política visivelmente publicada que indique o que você faz com a informação do seu cliente. Isso facilita a construção da confiança. Nunca coloque uma coisa nesta política e depois faça outra. Seja honesto, direto e indique exatamente como você gerenciará, distribuirá e usará informações do cliente.

  1. Reforce sua política de segurança.

Sua política de segurança deve explicar o que você faz, em detalhes, para proteger as informações de pagamento do seu cliente. Explique que você está em servidores seguros com SSL e por quê. Você é protegido por um serviço de verificação de terceiros? Quanto mais informações você puder fornecer, melhor para passar a confiança que seus clientes precisam para que eles compartilhem seus dados sensíveis com você.

  1. Garanta fotos dos produtos.

Quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Seus produtos devem ter fotos de qualidade. Existem muitos recursos excelentes para aprender a tirar as melhores fotos do produto.

Você também pode verificar com seus fornecedores para ver se eles têm fotos que você pode usar.

  1. Escreva as descrições dos produtos.

As descrições genéricas não são o suficiente, e nem as que são iguais às de todo mundo que vende a mesma coisa que você. São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente potencial perceba que eles precisam, querem, devem ter esse item!

Você vai acessar e organizar seus produtos você mesmo? Caso contrário, planeje contratar alguém para criar uma planilha ou fazer a entrada de dados para você (a terceirização pode ser sua melhor opção).

  1. Desenvolva um plano de marketing e orçamento.

Desenvolva um plano e orçamento de tempo e de dinheiro para divulgar sua nova loja online. O que você vai fazer para colocar o seu site “lá fora”? Não existe apenas “construí-lo e eles virão” no mundo online – você terá sorte se você for encontrado com essa abordagem. Sim, depois de abrir uma loja online, você pode começar a promovê-la sem gastar um centavo.

Se você quer levar muitos clientes de forma mais rápida para o seu site de comércio eletrônico, porém, talvez seja necessário investir em algum marketing.

As campanhas de pagamento por clique podem ser executadas desde algumas centenas a milhares de reais por mês, dependendo da competitividade do seu mercado. Executar campanhas de publicidade paga em mecanismos de busca e sites de redes sociais também exigirá um tempo para testar e sintonizar.

Definitivamente vale a pena gastar tempo descobrindo e brincando com todas as suas opções e, assim, criar um plano de marketing sólido antes de abrir uma loja online.

  1. Crie um plano de ação de atendimento ao cliente.

Sua agenda precisará incluir tempo para impressão, processamento e embalagem de pedidos. Isso por si só pode demorar muito quando é feito corretamente. Além disso, se você fez um trabalho digno de se espalhar a notícia sobre o seu site e-commerce, você precisará orçar algum tempo para responder as perguntas de e-mail de clientes, atualizações de status do pedido e a inserção dos detalhes de envio. Alguns detalhes que você pode considerar antes de abrir uma loja online:

  • Como você vai mandar aos clientes a confirmação de envio desejada? Começar com um modelo de e-mail com antecedência pode economizar tempo mais pra frente.
  • Como você vai lidar com perguntas ao telefone? Você terá uma linha telefônica comercial separada?
  1. Investigue opções de pagamento.

Antes de abrir uma loja online, você deve pensar em como vai receber o pagamento (um ponto um tanto importante, não é mesmo?). Algumas plataformas oferecem soluções de pagamento integrado. Você deve considerar as seguintes questões:

  • Você tem uma conta comercial para aceitar cartões de crédito?
  • Quais formas de pagamento você aceita? Cartões de crédito, cheques pessoais, transferências bancárias, ordens de pagamento?
  • E o Mercado Pago ou PayPal?
  • Você tem um gateway de pagamento para verificar, aprovar e processar cobranças em tempo real?

É recomendável rever todas as suas opções e as taxas associadas.

Planeje-se para o sucesso

Faça um grande favor a seu negócio à longo prazo e comece a criar e abrir seu próprio e-commerce depois de passar pelas questões acima. Estes são os princípios básicos para te ajudar a planejar antes de abrir sua loja online. Ter esses pontos resolvidos, podem te ajudar na revisão dos recursos, temas, plugins e plataformas para saber quais funcionam melhor para o seu conceito de e-commerce. Portanto, bom planejamento e vendas online!

Fonte: https://goo.gl/XxG46J

5 Respostas

  1. manuel
    | Responder

    Olá Gostei muito das dicas! Eu já passei por alguns apuros quando tentei iniciar no mercado de e-commerce sozinho, esse conteúdo irá ajudar muito os iniciantes.

  2. Imobil Mudanças
    | Responder

    Muito bom para criação de logotipo

  3. Guilherme Silva
    | Responder

    Bem legal o conteúdo, estava a procura desse tipo de conteúdo. Bem esclarecedor e bem feito.

  4. Daiane
    | Responder

    Qualquer loja online que se abra atualmente tem que ser pensada nos minimos detalhes, pois a todo momento estão surgindo lojas virtuais que acabam fechando, pois muitos entram com a expectativa e a realidade é totalmente diferente, ou seja antes de abrir um loja online meu conselho é que a pessoa consiga alinhar a expectativa com a realidade, através de estudos e pesquisas de mercado.
    Daiane postado recentemente…Qual melhor investimento para ganhar dinheiroMy Profile

  5. Thalita Souza
    | Responder

    Esse post tem muitos conteúdos de primeira,
    Mas o item 4. Desenhe seu programa de envio,
    Me perdi bastante na hora da entrega, é muito importante, perdi muitas vendas por conta disso…
    Thalita Souza postado recentemente…Qual a importância das sacolas em sua loja?My Profile

Deixe uma resposta

CommentLuv badge